09/01/2019 22:56
Por; Sanders Barbosa
O projeto de habitação Rural da aldeia Água bonita, esta em pleno andamento com a construção de casas populares que irão beneficiar famílias que estão residindo nesta localidade situada em contexto rural do município de Campo Grande.
Como em todas as obras se faz necessário a organização de toda a estrutura em especial os equipamentos e ferramentas a serem usadas no trabalho do dia a dia.
Após as anotações é feita a liberação de equipamentos e ferramentas |
É neste local de trabalho que as alunas do curso de qualificação profissional completam a sua carga horária na parte prática, buscando aumentar o conhecimento e a profissionalização.
Marilúcia fazendo as anotações e conferindo as saídas de ferramentas |
Marilúcia e Jaqueline se dedicam ao controle e a organização de cada item dentro do almoxarifado.
Jaqueline conferindo cada detalhe e quantidade de equipamento a serem usados na obra |
Sabem que é necessário muita dedicação e paciência, pois a responsabilidade é extremamente grande e precisam anotar tanto a saída de equipamentos e ferramentas, como solicitar ao usuário a limpeza e a conservação dessas ferramentas.
Com estas orientações acarretou um destaque devido a fatores como atenção, carisma, alegria e o respeito para com os demais membros.
Ferramentas e equipamentos bem organizados facilitam sua localização |
Pois garantem uma maior durabilidade e economia para as construções das casas em que grande parte serão destinadas a pessoas que também estão trabalhando no canteiro de obras o que aumenta a responsabilidade.
Os alunos e professores elogiam a organização e a seriedade da equipe do almoxarifado e a tendência é só aumentar o bom andamento dos trabalhos tanto no almoxarifado como em todos os setores do canteiro de obras.
Em tempo aqui um pouco mais sobre a origem do almoxarifado e sua importância para diversos setores tais como Obras, hospital, indústrias entre outros.....
Quanto à etimologia desta palavra, ela tem origem no árabe al-muxarif, que indicava um tesoureiro ou inspetor.
Antigamente, o almoxarife era um indivíduo que tinha a função de administrar algumas propriedades da casa real ou era o tesoureiro desta. Também era uma palavra que poderia designar um cobrador de impostos.
Um almoxarifado também indicava a área de jurisdição do almoxarife ou o edifício onde eram colocados os objetos que eram guardados pelo almoxarife. Este último significado é o mais comum nos dias de hoje
O setor de almoxarifado exige o controle do estoque (quantidade, reposição, armazenagem, validade, controle do uso, etc.), mercadorias e produtos (de limpeza, de escritório, serviços, etc.), aquisição (levantamento de preços, pesquisa de fornecedores, registro das compras feitas e a fazer, arquivamento de notas) e outras tarefas afeitas ao almoxarife ou estoquista.
Estas funções necessitam observar critérios de racionalização, acondicionamento, localização, acurácia, padronização, indicadores e documentação.[1]
Na racionalização do almoxarifado deve-se ter em conta o cálculo das quantidades de produtos que se deve possuir em estoque.[1]
No acondicionamento deve-se buscar a otimização das distâncias entre o local de estocagem e onde será usado, a adequação do espaço de guarda com o melhor uso de sua capacidade volumétrica.[1]
Para a localização deve-se observar a facilidade em se encontrar aquilo que é procurado, através de etiquetagem por exemplo, a fim de se evitar a entrega errônea de material, o que acarreta problemas no controle, tempo desperdiçado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário