COMPARTILHAR

domingo, 3 de agosto de 2014

Grupo de dança formado por estudantes indígenas se apresentam juntamente com rezadores do Tavyterã no lançamento do projeto EXÓNETI 2014

Imprimir


01/08/2014    20:00

Por, Sander Barbosa Pereira

E-mail: aguabonitacgms@gmail.com

Professora Sueli Jacobina e o grupo de dança da Comunidade Indígena Agua Bonita
 Grupo de dança formado por indígenas da comunidade Água Bonita  e oriundos da escola João Candido juntamente com os rezadores do Tavyterã Guarani Kaiowá  liderado pelo cacique Nito Nelso presidente da associação de moradores da Água Bonita.




Apresentaram-se para os presentes no auditório da Semed - Secretaria Municipal de Educação com a presença da secretária de Educação Angela Brito que neste ato representou também o prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte.

Presidente da Associação de Moradores da Água Bonita Nito Nelson  e Vice presidente Alexandre 
O projeto Exóneti (sabedoria, conhecimento) tem como objetivo mostrar as formas da cultura, através dos saberes de  caracteristicas tradicionais  de um outro ponto de vista  sem a visão estereotipada, valorizando a cultura. Tendo a presença do autor deste projeto o professor Nilton Jacobina.





Durante as palestras foram intercaladas as apresentações de cânticos e danças da ema e kikiô de Geraldo espindola que faz alusão aos povos indígenas, além da exposição de artesanatos e cerâmicas.





Para o presidente da associação Nito Nelson esse projeto vem de encontro ao anseio da comunidade pois eleva a alto estima principalmente das crianças e jovens pois propicia em muitos casos o resgate da lingua materna e a cultura através das danças e cânticos.




Alexandre e cacique Nito agradecem muito a secretária de educação Angela de Brito pela valorização do projeto Exóneti e aos professores que tambem abraçaram a causa. 



Secretaria de Educação Angela de Brito e alunos do grupo de dança da comunidade indigena Agua Bonita


Hoje podem comemorar esse resultado maravilhoso com as crianças, paise alunos da escola municipal João Candido de souza situado no Jardim Anache e que tem vários
alunos e alunas matriculados, grande parte oriundo da aldeia Água Bonita e acampamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário