COMPARTILHAR

domingo, 17 de agosto de 2014

Secretaria de assistência social realiza ação visando o atendimento as pessoa que necessitam obter documentos na aldeia Água Bonita e acampamento.

Imprimir

16/08/2014      14:00

Por; Sander Barbosa Pereira
E-mail: aguabonitacgms@gmail.com


Com vistas a atender uma grande demanda da comunidade indígena Água Bonita na questão dos documentos pessoais, NitoNelson presidente da associação dos moradores da comunidade indigena Água Bonita enalteceu o trabalho da Secretária de assistência Social de Campo Grande Janete Belin pelo grande trabalho que esta sendo realizado junto as comunidades indigenas em contexto urbano e em especial a esta comunidade.

Nito Nelson presidente da associação dos moradores da comunidade indigena Água Bonita

Nesta ocasião pediu a Secretária Janete Belin que leve os agradecimentos ao prefeito Gilmar Olarte pela atenção e sensibilidade aos povos indígenas de Campo Grande.

Faixas de agradecimentos ao prefeito e secretários
Também com o mesmo pensamento o senhor Eduardo Barbosa presidente do CMDDI-Conselho Municipal dos Direitos do Índio parabenizou o evento, pois atende aos anseios desta comunidade. 

Secretária Janete Belin com a comunidade indígena e autoridades
Lembrou da importância do documento civil assim também do registro de nascimento indígena - RANI, para ele é fundamental pois garante uma maior segurança tanto para quem irá tirar o documento Tárdio como para as crianças que nascem aqui na capital e parabenizou o presidente Nito pelo trabalho frente a associação e pela seriedade.

 " São parcerias como esta que garantem ao indio caminhar rumo as melhorias e bem estar ".

Estiveram participando deste evento representantes da Secretaria municipal  da mulher, Sesau, funcionários da Funai e Defensoria publica sub-coordenadoria indígena, entre outros.

Equipe das secretarias realizando atendimento

domingo, 3 de agosto de 2014

Grupo de dança formado por estudantes indígenas se apresentam juntamente com rezadores do Tavyterã no lançamento do projeto EXÓNETI 2014

Imprimir


01/08/2014    20:00

Por, Sander Barbosa Pereira

E-mail: aguabonitacgms@gmail.com

Professora Sueli Jacobina e o grupo de dança da Comunidade Indígena Agua Bonita
 Grupo de dança formado por indígenas da comunidade Água Bonita  e oriundos da escola João Candido juntamente com os rezadores do Tavyterã Guarani Kaiowá  liderado pelo cacique Nito Nelso presidente da associação de moradores da Água Bonita.




Apresentaram-se para os presentes no auditório da Semed - Secretaria Municipal de Educação com a presença da secretária de Educação Angela Brito que neste ato representou também o prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte.

Presidente da Associação de Moradores da Água Bonita Nito Nelson  e Vice presidente Alexandre 
O projeto Exóneti (sabedoria, conhecimento) tem como objetivo mostrar as formas da cultura, através dos saberes de  caracteristicas tradicionais  de um outro ponto de vista  sem a visão estereotipada, valorizando a cultura. Tendo a presença do autor deste projeto o professor Nilton Jacobina.





Durante as palestras foram intercaladas as apresentações de cânticos e danças da ema e kikiô de Geraldo espindola que faz alusão aos povos indígenas, além da exposição de artesanatos e cerâmicas.





Para o presidente da associação Nito Nelson esse projeto vem de encontro ao anseio da comunidade pois eleva a alto estima principalmente das crianças e jovens pois propicia em muitos casos o resgate da lingua materna e a cultura através das danças e cânticos.




Alexandre e cacique Nito agradecem muito a secretária de educação Angela de Brito pela valorização do projeto Exóneti e aos professores que tambem abraçaram a causa. 



Secretaria de Educação Angela de Brito e alunos do grupo de dança da comunidade indigena Agua Bonita


Hoje podem comemorar esse resultado maravilhoso com as crianças, paise alunos da escola municipal João Candido de souza situado no Jardim Anache e que tem vários
alunos e alunas matriculados, grande parte oriundo da aldeia Água Bonita e acampamento.