COMPARTILHAR

terça-feira, 29 de maio de 2018

Empresa Águas de Guariroba inicia a implantação de rede de água na comunidade Indígena Água Bonita

29/05/2018                       09:00






Por; Sander Barbosa Pereira






A empresa  Águas de Guariroba iniciou nesta terça-feira na parte da manhã a implantação da rede de água, dando um grande passo  para uma melhor qualidade de vida da população. Com esta obra abre também espaço para concretizar a construção de moradias nesta comunidade situada em área rural de Campo Grande - MS.






Esta obra estava sendo aguardada desde o ano de 2017 e que agora se torna uma realidade para todos os moradores desta localidade.

Equipe da Águas de Guariroba e liderança Indígena 






Após  reunião na Agehab - Agência de Habitação de Mato grosso do Sul, com lideranças Indígenas e comissão da CREda Comunidade Indígena Água Bonita, Águas de Guariroba, Deputado Estadual João Grandão e Maria do Carmo diretora da Agehab, chegou se a um denominador comum que foi o consenso sobre a proposta de empresa Águas de Guariroba sobre a taxa de 18,00 reais para 20.000 litros cúbicos para cada família e a proposta para os agricultores que também foi aceita conforme foi explanado e discutido.

Maquinário fazendo a perfuração do solo para colocação dos canos



Lembrando que a comissão da CRE água Bonita, esteve acompanhando os trabalhos da implantação da rede de água.


Equipe da Águas de Guariroba chegando na comunidade Indígea Água Bonita


Nossos sinceros agradecimento a toda comunidade pela perseverança e ter acreditado que tudo um dia seria possível, a concretização de um sonho, hoje se concretiza em definitivo  o que antes era apenas um sonho ou uma leve esperança de uma comunidade, Parabéns e os sinceros agradecimentos a todos que apoiaram esta luta feita a várias mãos.



  

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Em reunião com Águas de Guariroba, comissão da Cre, lideranças Indígenas da água Bonita, parlamentar estadual e Agehab fecham acordo de tarifa social


22/05/2018                     14:00 



Por, Água Bonita CG

E´mail aguabonitacg.ms@gmail.com


Em reunião articulada com a Agehab e Águas Guariroba juntamente com a comissão da Cre e lideranças Indígenas da Água bonita além do deputado estadual João Grandão,tendo como ponto de pauta a discussão sobre a taxa social de água que desde do ano passado 2017, estava sendo amadurecida com pequenas dúvidas quanto ao modo da cobrança.

Estas dúvidas surgiram  após divergências quanto aos metros cúbicos por residência e também pela peculiaridade dos agricultores da comunidade que se situa em contexto rural.

Após algumas reuniões com a  CRE- Comissão de Representantes do Empreendimento da Água Bonita,agehab e assessoria do Deputado estadual João Grandão, juntamente com senhora Tereza da Agehab, assim definiram por tirar o indicativo desta reunião do dia 22 de Maio/ 2018 ás 14:00 na sede da Agehab.

Com o intuito de fazer uma discussão sobre as tarifas das residências e agricultores e sanar outras dúvidas levantadas pelas lideranças da comunidade  e fechar o acordo com a empresa Águas de Guariroba.



William-Águas de guariroba, Maria do Carmo-Agehab, parlamentar estadual e lideranças Indígenas




Maria do Carmo diretora da Agehab explanou sobre o andamento das construções e relatou aos presentes de que dos 130 cadastros encaminhados para a CEF - Caixa Econômica Federal apenas 80 foram aprovados, os demais que ficaram de fora, tiveram irregularidades diversas.

Alertou aos presentes de que a questão da implantação da rede de água é extremamente fundamental para o inicio das obras na comunidade Indígena Água Bonita e sendo assim uma exigência do projeto para a Caixa Econômica Federal liberar os recursos para as moradias.


Equipe da Agehab
O Deputado Estadual João Grandão presente nesta discussão enalteceu a luta da comunidade por conquistar a regularização em definitivo da área hoje ocupada, assim como a Agehab que teve papel fundamental nesse processo de doação Junto ao governo do estado e que sua Diretora Maria do Carmo contribuiu de forma decisiva nesta conquista.



Deputado Estadual João Grandão e Maria do Carmo - Agehab em momento de asinatura
Disse que fará interlocução para implantar uma extensão da escola municipal João Cândido na área destinada para este fim, juntamente com as secretarias tanto do governo estadual quanto do município de Campo Grande.


Nito Nelson Liderança Indígena assinando o acordo






















Nito Nelson liderança da comunidade Indígena em seu pronunciamento fez diversos questionamentos dentre os quais um deles foi referente ao mês de agosto que é o período da seca e que os gastos são maiores pediu para incluir este mês como uma referência na planilha de gastos dos agricultores o qual todos foram sanados as dúvidas e disse que concorda com a proposta da empresa Águas de Guariroba na questão da implantação da rede de água.

Sander Barbosa - Membro da comissão de fiscalização da CRE






















O representante da Águas de Guariroba William disse que essa é uma proposta muito boa para a comunidade que ficou definida em 18,00 ( dezoito reais) por 20.000 litros cúbicos por família  e que as instalações não terão nenhum custo para os moradores, sobre questão de vazamentos disse que uma equipe fará o monitoramento para evitar desperdícios e consequentemente um aumento nos custos das tarifas de água.


Patricia e Genivaldo membros da comissão de fiscalização da CRE



























Após todas as dúvidas serem totalmente pacificadas, as autoridades presentes, comissão de fiscalização da CRE - Água Bonita, lideranças Indígenas assinaram o documento com as propostas da Aguas de Guariroba que alavancará o inicio das obras da rede de água e também o inicio das construções de moradias o mais breve possível.















quinta-feira, 17 de maio de 2018

Modelo de casa para área rural com sua respectiva planta Baixa

17/05/2018                                  16:40



Por; Sander Barbosa Pereira



O presente projeto de habitação da comunidade Indígena Água Bonita deriva do PNHR- Plano nacional de habitação Rural do Governo Federal em parceria com os estados da federação. 

A figura abaixo mostra o modelo de habitação rural e sua respectiva planta baixa.









Assembleia Legislativa decreta e Governo sanciona lei que regulariza a situação Fundiária da Comunidade Indígena Água Bonita em definitivo

17/05/2018                                          16:17



Por; Sander Barbosa Pereira


Diário Ofical Nº  9.387 10 de Abril 2017 página 2

Lei Estadual Nº 4.992 de 07 de Abril de 2017















sexta-feira, 11 de maio de 2018

Mais um passo: Comunidade Indígena e CEF celebram assinatura de contratos

04/05/2018                                          17:00




Por; Sanders Barbosa








Em mais um passo para a realização do sonho da casa própria, na tarde desta sexta - feira dia 04 de Maio, funcionários da CEF - Caixa Econômica Federal, juntamente com funcionários da Agehab celebraram as assinaturas de contratos com a comunidade Indígena Água Bonita.



Esse momento marca a vida de muitas famílias na realização de um sonho de ter uma moradia, assim ter uma grande qualidade de vida.



São mais de três anos aguardando este momento tão almejado, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas famílias até este momento, as barreiras foram superadas com muita perseverança, fé e acima de tudo com um grande otimismo.





* OBS: todos os trabalhos de postagens, fotos e edição de matérias do blog são feitas de maneira voluntária e gratuita.
O autor não recebe nenhuma ajuda de custo ou recursos financeiros.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Criação de grupo de whatsapp agiliza processo de construções e reformas de moradias na comunidade Indígena Água Bonita

26/05/2018                                         14:30





Por; Água Bonita CG

E-mail: aguabonitacg.ms@gmail.com





Com o objetivo de  aproximar mais as pessoas de uma comunidade e agilizar   tornando mais rápida as informações em tempo real e com um custo bem reduzido, pensando nesta ferramenta  de compartilhamento de informações, foi criado o grupo de whatsapp da comunidade Indígena da Água Bonita  com a temática reforma e posteriormente também  nominada de construção e parte  do módulo 03, 3ª etapa. 

Sendo que ainda há outros módulos criados como os numeros 01,02 com seus respectivos coordenadores.


Neuza Francisco - AGEHAB-MS







Com fins para interagir com os componentes deste grupo juntamente com os funcionários da Agehab/MS.

Com esta ferramenta é possível enviar os documentos de forma simples ou digitalizados, ganhando – se tempo e custos com deslocamentos de longas distâncias e agendamento de reuniões com pautas definidas de acordo com a situação do andamento sobre temas como reformas e construções e assinaturas de documentos.

Wilson Garcia - AGEHAB-MS


Para o administrador do grupo de Whatsapp Sander Barbosa  “ essa ferramenta aproxima cada vez mais a comunidade e fortalece ainda mais os trabalhos assim também, como a união entre os moradores da comunidade ”.



Com esta agilidade foi possível reunir os integrantes e escolher a comissão de abertura das contas junto a caixa econômica Federal - CEF no dia 26 de Abril/2018.

Patricia, Daniely e Elivelson


Tendo como titulares, Sander, Genivaldo, Patricia e Elivelson que lá estiveram e cumpriram os deveres junto ao Banco, assinando os documentos necessários.


Sander Barbosa e Genivaldo sendo sabatinados e escolhidos




Sander e Genivaldo em momento de agradecimentos pela escolha para compor a comissão de abertura das contas junto a Caixa Econômica Federal CEF.

Nossos Sinceros agradecimentos a todos (as) que estão contribuindo com a disponibilidade de seus tempos, apesar de todas as dificuldades.