18/04/2017 09:00
Por; Sander Barbosa Pereira
Técnico Lucas Teixeira passando mais algumas orientações antes do preparo da terra |
Com duração de três dias (03) dias de curso, os plantadores Indígenas da Comunidade Água Bonita receberam orientações técnicas do Senar sobre o preparo de canteiros e técnicas para o plantio de hortaliças e o aproveitamento dos espaços destinado ao plantio.
Preparo da terra para a montagemm dos canteiros |
O responsável pelas orientações técnicas Lucas teixeira apresentou de forma bastante tranquila as técnicas de preparo da terra assim como as delimitações de cada espaço através da metragem que facilita a locomoção dentro dos canteiros, evitando assim a compactação de forma acidental área de plantio, tendo neste curso a ajuda do professor Genivaldo.
Metragem dos espaços entre canteiros |
Ensinou aos plantadores a quantidade de calcário para cada metro quadrado de plantio e disse que esse processo deve ser refeito a cada plantio.
Vista dos canteiros após a delimitação dos espaços |
Para o Cacique Nito Nelson esse curso vem de encontro as necessidades dos plantadores, pois aprimora as técnicas e usos das tecnologias, evitando gastos e perdas dentro das áreas de plantio, aumentando grandemente a produção de hortaliças.
Cacique Nito Nelson - Presidente da Associação de Moradores da comunidade Indígena Àgua Bonita - MS |
O curso de orientações técnicas teve dois momentos no primeiro dia os plantadores assistiram uma aula onde a parte teórica foi de estrema importância para os presentes tirarem dúvidas e fazer os questionamentos necessários.
Participação das mulheres Indígenas é extremamente importante |
No segundo dia os plantadores foram para a aula prática de campo onde cada um pode realizar todo o seu aprendizado, em conjunto fazendo o preparo da terra para o plantio seguindo as orientações técnicas.
Para maiores informações sobre o SENAR - MS, clique no Link abaixo